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HIDAKA UPCYCLING - Redesign de roupas

 
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 #upcycling       #slowfashion      #fashionrevolution

 

 
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Sobre Mim
Sou designer e artista multimídia, formada pela Unesp (em 2002), tenho grande experiência em comunicação digital e branding. Sou especializada na criação de todos aspectos gráficos da identidade de uma marca e também realizo um trabalho autoral de redesign de roupas a partir de peças em desuso, de forma sustentável e sem gênero.

Através de minha pesquisa, trago um novo conceito, aumento a vida útil das peças, evitando o descarte. Grande parte das roupas são feitas a partir de calças jeans, que são produtos que exigem um alto desperdício de água e uso de produtos químicos poluentes na sua produção. Meu processo criativo visa manter as “memórias” das roupas, como costuras, bolsos, rasgos e remendos.

Também realizo oficinas com a finalidade de compartilhar o processo criativo para que mais pessoas criem roupas com peças que estão encostadas no armário. Acredito que o o upcycling é um caminho para mudanças sociais, econômicas, ecológicas e culturais.

Para projetos, parcerias e oficinas, escreva para mim! =) lucihidaka.@gmail.com

 

 
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Ateliê Coletivo Up - Acervo de Coisinhas
Rua dos Pinheiros, 436 .  São Paulo . SP

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Upcycling + ODS

 
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Acontecimentos

 

 
Foto de Oswalo Cornetti

Foto de Oswalo Cornetti

 

Hidaka Upcycling, a moda repensada como extensão da mente

Por Fábio Zelenski
Maio/2018

A percepção que temos da vida, do consumo e sobre o que nos comunica e envolve muda de acordo com episódios marcantes. A leitura de um livro, uma pessoa que se conhece, um animalzinho que se adota, a descoberta de uma canção, um grave acidente, um milagre inacreditável, uma vida que se perde ou uma nova que se gera.

No caso de Luci Hidaka, designer, artista multimídia, baixista da banda Refluxo, produtora de música eletrônica no projeto Synthesizemii, a percepção sobre a vida, universo e tudo mais – e seus fatos marcantes responsáveis - resultou na criação da marca de roupas Hidaka Upcycling.

Em 2014, com a leitura do livro Moda & Sustentabilidade - Design Para Mudança, de Kate Fletcher e Lynda Grose e um ano depois, com o nascimento do seu filho - com a troca de fraldas descartáveis pelas fraldas ecológicas - foi dado o pontapé inicial para o abarcamento da designer com este universo. Outrora, já se envolvera com o setor, criando peças com retalhos, estudando o Upcycling por meio de workshops e conhecendo a história e conceito de moda sustentável – em um processo de reciclagem de conhecimento que se repete até hoje. 

Se a moda é uma extensão do corpo humano e uma vitrine para a alma, a designer explora cada elemento de seu leque de referências sob o conceito da moda feito com moda, roupa que surge da roupa. Da transformação. Do redesign e re-siginificação.

O conjunto de regras que definem o Upcycling nunca se mostraram como limitadores. Pelo contrário. As condições sempre foram muito bem-vindas em seu processo criativo, se tornando propulsores para expandir os limites da atividade. Frente à banda Refluxo, o universo do rock independente e suas referências noventistas acarretaram em um som único, que flerta com o shoegaze, garage rock e no wave. Com o Synthesizemi, seus instrumentos eram dois exemplares de Nintendo DS, compondo electrotechno. E, agora, na moda, explora e executa suas ideias sob o universo do Upcycling, revisitando peças que já existem sob um novo olhar, uma nova percepção.

As entrelinhas são marcantes. O vermelho, cor de seu batom diário, remete ao Japão e seus elementos, assim como a inspiração em quimonos e roupas de samurais, flertando com o cyberpunk, originado de filmes, livro e fotografias, e animes. A cor, geralmente aplicada em detalhes, é inconfundível e já integra sua marca.

Cada elemento leva sua assinatura: capuzes que aspiram como originais de Death Note; a multifuncionalidade de seus inúmeros bolsos; rasgos e correntes que remetem ao punk; e muito mais.

Como resultado, a Hidaka Upcycling conta com peças únicas, autorais, com personalidade, conceito, elementos marcantes, história e memória, impactantes como um bom punk-rock, ousado como um figurino de mangá, moderno como um futuro distópico de Asimov, e com uma carga tão importante quanto todo seu conceito, que é da sustentabilidade e da consciência de um consumo responsável.